sábado, 1 de junho de 2019





                   O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará.(NASTRO/UFPA)

O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (NASTRO/UFPA) é um centro de ciência localizado na Amazônia brasileira, dedicado a difundir o conhecimento em Astronomia e Astronáutica ao público em geral. Ao longo de mais de dez anos de atividades, o NASTRO/UFPA promoveu e promove diversas atividades, incluindo observações astronômicas, demonstrações de conceitos científicos utilizando equipamentos  industrializados e de baixo custo, seminários, oficinas, etc.
 O NASTRO/UFPA realiza as aulas preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, na qual alunos de escolas públicas e particulares, regularmente matriculados entre a 1ª ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, são divididos em 4 níveis e são preparados com aulas interativas para o exame nacional. As aulas ocorrem todos os sábados, de 9h às 11h, sendo totalmente gratuito. Nestas apresentações, utilizamos experimentos de baixo custo e industrializados para a assimilação de conceitos relacionados a Astronomia e Astronáutica, além de lançamentos de foguetes de garrafa PET e observações solares ou noturnas, dependendo do horário da apresentação.
           Promovem também as “Quartas Astronômicas”, que são palestras com temas relacionados à Astronomia e Astronáutica, ministradas por professores aos alunos ligados ao NASTRO/UFPA. As palestras ocorrem todas as quartas-feiras, de 17h30 às 18h30, logo após a palestra realizamos observações noturnas.
         As oficinas são realizadas em feiras de ciências organizadas por escolas, universidades, faculdades, etc. 


                                     O Museu interativo de Física da Universidade Federal do Pará.(UFPA)



Fundado em 2008, tem  atuado na divulgação de História da Ciência na Amazônia brasileira, em parceria com a comunidade amazônida, suas organizações governamentais, outras universidades, escolas municipais e estaduais do Estado do Pará.
Em seu espaço, localizado no Laboratório de Física - Ensino (Sala 03) na Universidade Federal do Pará, o Museu Interativo da Física (MINF) recebe grupos de estudantes e afins de Escolas, Colégios e Instituições de Ensino Técnico e Superior com a proposta de difundir e popularizar a história da ciência explorando equipamentos interativos com o intuito de demonstrar e abordar temas relacionados às Ciências Exatas e Naturais, Biológicas e Humanas e Filosóficas.
O Museu Interativo da Física (MINF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) participa de Feiras, Exposições, Mostras e Eventos, tanto no município de Belém como nos mais variados municípios do Estado do Pará levando equipamentos interativos para exposição permanente e apresentando oficinas, palestras, seminários e minicursos sobre História da Ciência, funcionando assim como suporte de educação científica e tecnológica informal, difundindo cultura e conhecimento científico.
Alguns dos experimentos:



O Pêndulo Eletrostático: é um dispositivo que possibilita a detecção do excesso de cargas elétricas em um corpo.



O Telégrafo (do grego: tele, “à distância" e graphos "escrever”) foi um dos primeiros dispositivos de comunicação utilizados em larga escala no mundo a partir do século XVIII. Seu objetivo é enviar sinais textuais ou simbólicos sem uma troca física efetiva de objetos.




A lâmpada incandescente: é um dispositivo que produz luz por meio de um filamento aquecido através da passagem de corrente elétrica.


             O Laboratório de Demonstrações da Universidade Federal do Pará (UFPA).
 Fundado em 2004, tem atuado como um centro de ciência visando o avanço da alfabetização científica na Amazônia brasileira, assim como da difusão e popularização da ciência e tecnologia.
    O Laboratório de Demonstrações da UFPA pretende contribuir para a melhor formação:
·        De alunos do ensino fundamental e médio, despertando o interesse pela Física e Matemática e, em geral, pelas ciências, de uma maneira criativa e estimulante, promovendo a melhoria da formação dos alunos que ingressarão nos cursos de graduação das universidades amazônicas e futuros profissionais da região;
·        De estudantes dos cursos universitários de um modo geral, que têm à disposição o "embrião" de um Centro Interativo de Ciências da UFPA, e que deverá se expandir, englobando, além da Física e da Matemática, áreas como Química e Biologia, dentre outras. Além disso, estimulamos os estudantes de graduação em ciências puras a desenvolver sua pós-graduação nas áreas de Ensino de Ciências e Divulgação Científica;
·        Da população de um modo geral, que têm seu interesse despertado para a Ciência e Tecnologia, apresentadas seguindo uma abordagem lúdica e interativa.

Alguns dos experimentos:
 Mesa dos circuitos em série


    Aborda os conceitos físicos de circuitos. Material utilizado: Madeira, fio condutor, lâmpadas.


 Pêndulo Ressonante 


   Aborda os conceitos de ressonância de corpos, frequência natural de cada corpo devido ao comprimento do fio. Material Utilizado: Experimento da Empresa Ciência Prima.

           
          Termoscópio com balão                                                                     Câmara de gás
                                   



















     Aborda o conceito físico de expansão dos gases. Material Utilizado: Garrafa PET, balão, água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário