domingo, 2 de junho de 2019




  •   Formas de Planejamento de aula nos espaços educacionais.

Segundo exemplo: A Praça Milton Trindade ou como e mais conhecida como a Praça do Horto.
 









Ir levar um ofício na Semana com uma semana de antecedência para utilização do espaço.
Com o nome da escola e que compõem a escola Ex:
Escola de ensino fundamental I e II prof. Luiza Pontes.
Diretora: Luciana Tapajós Feio
Professoras: Ana Paula Moreira, Fernanda Barbosa, Maria Luciana Santiago.
Objetivo geral:
  • Apresentar atividades extra- classe sobre vida e evolução para a turma do 2º ano do ensino fundamental.
    Caracterização da turma 201 M:
        É composta por 20 alunos.
        Faixa etária de 07 a 08 anos.
        O que trabalham com a turma?
         Objetivos Específicos:
  • Produzir uma aula expositiva de ciências sobre a vida e evolução das plantas.
  • Identificar
  • O nome
  • O tamanho
        Habilidades que serão desenvolvidas em grupo:
        Identificar as principais partes de uma planta. Raiz, caule, folhas e frutos.
        Função desempenhadas por cada uma delas.
        Analisar relações entre as plantas, e o ambiente com demais seres vivos.
        (Fonte: BNCC)
        Atividade a serem trabalhadas:
        A observação de plantas e árvores e quais são as suas características marcantes.
    A função de cada espécie vegetal no ambiente, os seus benefícios para o meio a qual se localiza.
        O ser vivo presente no espaço, qual a sua função para meio.
        Como as crianças podem ajudar na conservação e proteção do local.
        Desenhos com sementes, encontradas no local.
        Forma de avaliação:
        A avaliação será processual, onde o aluno será avaliado nos seguintes critérios: pontualidade, comportamento, atenção e realização de todas atividades propostas.   
         
        Materiais utilizados nas atividades:
         Sementes encontradas no local,
        Desenhos impressos,
        Lupas e binóculos.









 

 Local e horário:
A atividade será realizada no dia 30/05, na praça Milton Trindade mais conhecida como praça do horto. Que está localizada na Rua dos Mundurucus e Dr. Moraes, no bairro Batista Campos.
 Aviso
A aula prática será desenvolvida no período da manhã, com saída da escola as 08:00 da manhã e retorno 12h. todos os alunos deverão estar devidamente uniformizados.
AUTORIZAÇÕES:
Serão entregues uma semana antes do dia marcado para o passeio e deverá ser entregue até 72h antes do passeio, com assinatura do responsável, número para contato e identificação do aluno preenchida.

Metodologia
1ª Etapa: Organizar os alunos ao chegar ao local e explicar a atividade que será   elaborada com eles.  
2ª Etapa: Falar para os alunos em roda de conversa sobre as questões de proteção e preservação da natureza na pratica, com eles poderiam ajudar no cotidiano.  
3ª Etapa: Separar os alunos em 4 grupos de 5 alunos mais a Professora que é responsável são 6 pessoas por grupo.
4ª Etapa: Levar os alunos para explorar o local e pedir para anotarem o que chamou a atenção deles
5ª Etapa: Fazer uma gincana um quiz de perguntas e resposta sobre as plantas e arvores da praça sobre o que eles observaram e aprenderam. 
6ª Etapa: Organizar os alunos para lancha e ir embora e dar desenhos para eles decorarem com sementes que são encontradas no local enquanto esperar o ônibus chegar.
7ª Etapa: Contar os alunos na saída da praça e na chegada da escola.  

 REFERÊNCIAS:

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Mec, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Acesso em 10. Março.2019.












 







   

Nenhum comentário:

Postar um comentário