- Formas de Planejamento de aula nos espaços educacionais.
Segundo exemplo: A Praça Milton Trindade ou como e mais conhecida como a
Praça do Horto.
Ir levar um ofício na Semana com uma semana de antecedência para
utilização do espaço.
Com
o nome da escola e que compõem a escola Ex:
Escola
de ensino fundamental I e II prof. Luiza Pontes.
Diretora:
Luciana Tapajós Feio
Professoras:
Ana Paula Moreira, Fernanda Barbosa, Maria Luciana Santiago.
Objetivo geral:
- Apresentar
atividades extra- classe sobre vida e evolução para a turma do 2º ano do
ensino fundamental.
Caracterização da turma 201 M:
•
É composta por 20 alunos.
•
Faixa etária de 07 a 08 anos.
•
O que
trabalham com a turma?
Objetivos Específicos:
- Produzir
uma aula expositiva de ciências sobre a vida e evolução das plantas.
- Identificar
- O nome
- O tamanho
•
Habilidades que serão desenvolvidas em grupo:
•
Identificar as principais partes de uma planta.
Raiz, caule, folhas e frutos.
•
Função desempenhadas por cada uma delas.
•
Analisar relações entre as plantas, e o ambiente com
demais seres vivos.
•
(Fonte: BNCC)
•
Atividade a serem trabalhadas:
•
A observação de plantas e árvores e quais são as
suas características marcantes.
• A função de cada espécie vegetal no ambiente, os
seus benefícios para o meio a qual se localiza.
•
O ser vivo presente no espaço, qual a sua função
para meio.
•
Como as crianças podem ajudar na conservação e
proteção do local.
•
Desenhos com sementes, encontradas no local.
•
Forma de avaliação:
•
A avaliação será processual, onde o aluno será avaliado nos seguintes
critérios: pontualidade, comportamento, atenção e realização de todas
atividades propostas.
•
•
Materiais utilizados nas atividades:
•
Sementes
encontradas no local,
•
Desenhos
impressos,
•
Lupas
e binóculos.
Local e horário:
A atividade será
realizada no dia 30/05, na praça Milton Trindade mais conhecida como praça do
horto. Que está localizada na Rua dos Mundurucus e Dr. Moraes, no bairro
Batista Campos.
Aviso
A aula prática
será desenvolvida no período da manhã, com saída da escola as 08:00 da manhã e
retorno 12h. todos os alunos deverão estar devidamente uniformizados.
AUTORIZAÇÕES:
Serão entregues
uma semana antes do dia marcado para o passeio e deverá ser entregue até 72h
antes do passeio, com assinatura do responsável, número para contato e
identificação do aluno preenchida.
Metodologia
1ª Etapa:
Organizar os alunos ao chegar ao local e explicar a atividade que será elaborada com eles.
2ª Etapa: Falar
para os alunos em roda de conversa sobre as questões de proteção e preservação
da natureza na pratica, com eles poderiam ajudar no cotidiano.
3ª Etapa: Separar
os alunos em 4 grupos de 5 alunos mais a Professora que é responsável são 6 pessoas
por grupo.
4ª Etapa: Levar os
alunos para explorar o local e pedir para anotarem o que chamou a atenção deles
5ª Etapa: Fazer
uma gincana um quiz de perguntas e resposta sobre as plantas e arvores da praça
sobre o que eles observaram e aprenderam.
6ª Etapa:
Organizar os alunos para lancha e ir embora e dar desenhos para eles decorarem
com sementes que são encontradas no local enquanto esperar o ônibus chegar.
7ª Etapa: Contar
os alunos na saída da praça e na chegada da escola.
BRASIL, Ministério
da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Mec, 2017. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Acesso em 10.
Março.2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário