domingo, 2 de junho de 2019


  • Fundação cultural do estado do Pará ( CENTUR).

                     

  A Fundação cultural do estado  do Pará (CENTUR) é um espaço de eventos em Belém do Pará, inaugurado em junho de 1986, construído numa área de 20 mil m², na Av. Gentil Bittencourt, no bairro Batista Campos (Belém). É  o maior complexo arquitetônico cultural da região norte, para realização de eventos de pequeno e médio porte de caráter nacional e internacional.
  O espaço é formado, dentre outros, por:
·        Teatro Margarida Schivasapa que é destinado exclusivamente para atividades culturais, como shows musicais, e espetáculos de teatro e dança.
Localizado no andar térreo, o Teatro Margarida Schivasappa, inaugurado em 26 de fevereiro de 1987, tem 505 assentos, sendo 481 lugares na plateia, 20 lugares nos camarotes (cativos),  área destinada a cadeirantes e 4 poltronas PNE.

                
·         Cine Teatro Líbero Luxardo, sala de projeção vinculada à Fundação Cultural do Estado do Pará, foi criado em 1986. Tem como ação estratégica principal, promover a difusão do cinema por meio da exibição de produções nacionais e estrangeiras, desenvolvendo políticas de circulação e acesso aos bens culturais de ordem áudio-visual em Belém. O Cine Líbero Luxardo vem obtendo um crescente número de público, oferecendo uma programação diversificada, com vários projetos que permitem acesso ao cinema como meio de comunicação e como produto artístico e cultura.




·         Biblioteca publica Arthur Vianna – BPAV foi criada há mais de 148 anos e preocupa-se em promover o acesso à informação e à difusão de bens culturais, na perspectiva da memória cultural do estado do Pará. Seus serviços abrangem atividades de incentivo à leitura, visitas institucionais e monitoradas, palestras, exposições, cursos e oficinas e programações culturais diversificadas, para todos os públicos, atendidos diariamente em seus espaços, como a Seção de Obras Raras, a Seção Braille, a Seção de Obras do Pará, a Fonoteca Satyro de Mello, a Gibiteca e a Brinquedoteca.                                                                         






 Para tanto, dispõe de valioso acervo em todas as vertentes literárias, técnicas e didáticas, composto de aproximadamente 800.000 volumes entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos em vinil, fitas de vídeo, DVDs, CDs, ROM, livros em Braille, microfilmes, jogos, gibis, entre outros. O público atendido é heterogêneo e cada vez mais crescente, formado por crianças, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, estudantes, profissionais, pesquisadores, com uma freqüência média de 1.000 usuários/dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário