domingo, 2 de junho de 2019


  • Formas de Planejamento de aula nos espaços educacionais.

Primeiro exemplo: O Centur
 








Mandar um ofício com uma semana de antecedência para o e-mail do Centur
Com o nome da escola e que compõem a escola Ex:
Escola de ensino fundamental I e II prof. Luiza Pontes.
Diretora: Luciana Tapajós Feio
Professoras: Ana Paula Moreira, Fernanda Barbosa, Maria Luciana Santiago.
Caracterização da turma 201 M:
        É composta por 20 alunos.
        Faixa etária de 07 a 08 anos
Objetivo geral:
Apresentar atividade extraclasse: levar a turma para o Centur para despertar nos alunos o interesse pela leitura assim promovendo a Formação de pequenos leitores.
  • Turma do 2º ano do ensino fundamental.
    O que trabalham com a turma?
Objetivos Específicos:
Produzir uma aula expositiva de Leitura/escuta, compartilhada e autônoma.
·       Ler e compreender, com certa autonomia.
·       Textos literários.
·       De gêneros variados.
·       Desenvolvendo o gosto pela leitura.

        Habilidades que serão desenvolvidas em grupo:
        CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO – Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística. Que favoreçam experiências estéticas.
         Alguns gêneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crônicas, canção, poemas.
        (Fonte: BNCC)
·       Atividade a ser trabalhada.
·       A leitura e a imaginação.
·       Forma de avaliação:
        A avaliação será processual, onde o aluno será avaliado nos seguintes critérios: pontualidade, comportamento, atenção e realização de todas atividades propostas.   

        Materiais utilizados nas atividades:
        Livros da própria biblioteca
        Papel e caneta.



·       Local e horário:
A atividade será realizada no dia 26/05, no Centur, no espaço da biblioteca Infantil. Que o Centur está localizado na Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos em Belém.
 



Aviso
A aula prática será desenvolvida no período da manhã, com saída da escola as 08:00 da manhã e retorno 12h. todos os alunos deverão estar devidamente uniformizados.
AUTORIZAÇÕES:
Serão entregues uma semana antes do dia marcado para o passeio e deverá ser entregue até 72h antes do passeio, com assinatura do responsável, número para contato e identificação do aluno preenchida.

Metodologia
1ª Etapa: Organizar os alunos ao chegar ao local e explicar a atividade que será elaborada com eles.  
2ª Etapa: Falar para os alunos em roda de conversa com a leitura e importante, com eles podem percebe, como ela ajudar no seu cotidiano.  
3ª Etapa: A Professora ou a Organizadora, irá fazer Leitura para eles de uma história com auxílio do livro para eles aprenderem como ser ler um livro.
4ª Etapa: Fazer eles explorar o local e pedir para cada um pegar um livro que chamou sua atenção e tenta lê com a pessoa que estava contando a história antes.
5ª Etapa: fazer eles elaborarem um pequeno texto, uma história inventada pelo o aluno de sua própria autoria.com elementos de narrativa que eles aprenderam aqui no Centur.   
6ª Etapa: Organizar os alunos para lancha e ir embora e enquanto esperar o ônibus chegar. Eles podem ser quiserem contar para a turma cada um a sua história que inventou.
7ª Etapa: Contar os alunos na saída do Centur e na chegada da escola.  

  

REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Mec, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Acesso em 10. Março.2019   




Nenhum comentário:

Postar um comentário